segunda-feira, 5 de julho de 2010

O Brasil sai da Copa e a imprensa, dos trilhos

Após um vexatório 4x0, os argentinos se despedem da Copa. Não bastasse a humilhação dentro de campo, toda a imprensa internacional destacou o chocolate que os comandandos de Diego Maradona levaram da Alemanha. Apesar disso, no último domingo (04 de julho) os hermanos foram recebidos em Buenos Aires sob os aplausos de cerca de dez mil torcedores.
Já os brasileiros, eliminado após um apertado 2x1 que gerou apenas uma lamentação por parte da imprensa internacional, parecemos indignados e furiosos contra Dunga e seus comandados. E quem dá vez e voz ao "esculacho" geral é a imprensa nacional.

Paraguai, grosseria e preconceito
Por Luciano Martins Costa em 5/7/2010, para Observatório da Imprensa.

Demitido por telefone, conforme anuncia a edição de segunda-feira (5/7) da Folha de S.Paulo, ou pela internet, segundo o Globo, o técnico Carlos Dunga segue de vez para a lata de lixo da história do futebol brasileiro.

Não há contemplação: assim como o goleiro Barbosa foi responsabilizado, durante décadas, pela derrota para o Uruguai na Copa de 1950, Dunga fica para a memória coletiva, juntamente com seu pupilo Felipe Melo, como o símbolo da incompetência em 2010.

Quem decide sobre mocinhos e vilões é a imprensa. E a imprensa decretou que os dois são os culpados pela desclassificação que o país do futebol considerou prematura.

Desde o final da partida de sexta-feira (2/7), contra a Holanda, os analistas vêm desancando o ex-técnico, o irritadiço volante Felipe Melo, que se tornou seu alter ego dentro do campo, e até o armador Kaká, que chegou à seleção como o queridinho da mídia. Sobram adjetivos pesados e o jornalismo se mistura aos mais baixos instintos das arquibancadas.
Faltou tudo

Mas nada supera, em termos de baixaria, a tentativa desastrada de humor que foi cometida pela equipe do canal SporTV, do Grupo Globo. A vítima não era Dunga e nossa seleção perdedora, mas o Paraguai. Não o time de futebol, mas o país Paraguai e o povo paraguaio.

Antes do jogo no qual a seleção paraguaia foi derrotada pela Espanha, a emissora colocou no ar uma montagem na qual chama o Paraguai de "paraíso obscuro do mundo". Deprecia a economia, a gastronomia e os atributos físicos dos paraguaios e termina desqualificando sua música popular.



A cantora Ramonita Vera, citada de maneira desrespeitosa, respondeu com classe. "Se nota de longe que os brasileiros não têm humildade", afirmou. E acrescentou, referindo-se ao autor da brincadeira de mau gosto: "Não sei se se pode chamar essa pessoa de jornalista".

Depois do jogo contra a Espanha, a SporTV pediu desculpas, mas de maneira arrogante. Não conseguiu desfazer a impressão de que o jornalismo está sendo invadido pela praga do humor escrachado que grassa na televisão.

Faltou respeito, faltou bom senso, faltou qualidade e faltou humor. Um momento tão feio quanto o pisão de Felipe Melo no adversário holandês.

2 comentários:

  1. Vale ressaltar que o "tempo de confraternização e de respeito" não é apenas em época de copa. Mas a todo tempo :/

    ResponderExcluir
  2. Ei, cara, volta a postar nos seus blogs! abraço

    ResponderExcluir